terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Bergamota Citrus Soap (Cold Preocess)


Mais um sabonete, desta vez um belo sabão aromatizado batizado de Bergamota Citrus, com fragrância de bergamota e notas de limão, como aditivo demos um toque de uva e creme de leite, o resultado é um sabonete cheio de personalidade e com um visual simples porem marcante e muito harmônico.

Começamos como sempre com a arrumação de nossa bancada, equipamentos de segurança, material de apoio e ingredientes. Como já temos os óleos misturados e a solução caustica pronta, todo o processo se torna mais rápido e ágil.

Escolhemos nossa sinergia de óleos, desta vez usaremos:

  • Palma / Óleo Duro (É rico em antioxidantes, como vitamina A e E, além das vitaminas D e K não encontradas em outros óleos. Este óleo antibacteriano também é bom para controlar oleosidade e acne.)
  • Palmiste / Óleo Duro (O teor de água no óleo de Palmiste é muito benéfico para a pele e cabelo. Este óleo contém lipídios e gorduras saturadas que alimentam o eixo do pelo que cobre nossa pele, eliminando seu ressecamento.)
  • Estearina / Óleo Duro (Um dos óleos duros responsáveis pela consistência do sabão)
  • Mamona / Óleo Mole (Estudos mostraram resultados positivos no uso do óleo de mamona para infecções na pele e outros problemas como: queimadura de sol, abrasões, acne, a pele seca, estrias, manchas de idade, dermatofitose, coceira localizada e pele inflamada.)
  • Oliva / Óleo Mole (Rico em vitamina E, e recomendado principalmente para peles secas devido ao seu grande poder de hidratação, consegue evitar a perda de água do organismo, pois forma um filme protetor sobre a derme e garante a remoção das células mortas.)
  • Semente de Uva / Óleo mole (Rico em vitamina E e C, além de beta-caroteno e flavonoides é muito utilizado na indústria da cosmética por ser muito emoliente e pouco gorduroso ( a pele absorve rapidamente este óleo por causa do ácido linoleico que fortalece a membrana das células e restaura a pele. Muito bom para combater acne, reduzir rugas e estrias seu uso continuo tem o poder de aumentar a elasticidade da pele.)


Vamos usar pela primeira vez um pigmento fluorescente, escolhemos o laranja, e vamos usar 1,5g para cada Kg de óleo, mas vamos colocar de 0,5g por vez assim podemos controlar a pigmentação e chegar a cor que desejamos (lembramos que com a adição da soda a cor tende a clarear naturalmente) usamos ao todo 1,0g para chegar na coloração que desejávamos, um laranja profundo e radiante.



Óleos já pigmentados partimos para a adição da NaOH e fragrância, fizemos tudo com muita calma, o processo decorreu sem nenhum problema, não usamos muito o mix, dando preferencia em fazer a maior parte da mistura com a mão mesmo, como foi dito acima, a cor deixa de ser um laranja profundo e passa a salmão, continuamos a misturar utilizando apenas a mão (sem acionar o mix) o mix só foi usado para finalizar  a mistura e chegar a um traço leve, após atingir o traço desejado, vertemos a mistura com nossa massa de sabão na forma (que já estava devidamente preparada e com o detalhe de uva e creme de leite no lugar. Este detalhe foi fruto de um outro sabonete que fizemos e mostraremos em breve com vinho e creme de leite). Devo registrar que o aroma esta delicioso e toma conta de toda a casa! 


Com a forma cheia, vamos esperar por mais ou menos 24hs, tempo que nossa massa parra pela transformação necessária para se transformar em sabão. É neste período que acontece a fase gel e é normal um aumento da temperatura. Decorridas as 24hs, nosso sabão esta pronto para receber os acabamentos necessários e ser desenformada.

Começamos cortando a parte superior, o que confere um acabamento perfeito a nossa barra de sabão (o que usamos para cortar? um fio de aço bem fino, tipo corda de violino ou aço de pesca).


Apos cortarmos a parte superior de nossa barra de sabão a desenformamos, sem nenhuma dificuldade já que sempre usamos formas de acrílico (disponível em nossa loja para venda). Mais uma vez vamos esperar entre 24 e 72hs para só então cortar nossa barra em pequenos pedaços de aproximadamente 110g.



 As barrinhas de 110g estão devidamente cortadas e prontas para serem embaladas e comercializadas apos o seu período de cura (aproximadamente 4 semanas / ou 30 dias, quando esta publicação estiver no Blog as barras já estarão curadas e prontas para uso). Gostei muito de fazer este sabão e com toda certeza vou repetir em brave este projeto mas da próxima vez em uma forma de 2kg.

Acho que por hora é isso, espero que tenham gostado! até breve com mais uma novidade. Se você tiver alguma dica, sugestão ou crítica, deixe registrada nos comentários que teremos o maior prazer em ler e responder. Pode parecer bobagem, mais muitas pessoas podem ter a mesma dúvida que você e assim estaremos ajudando a cada um que passar por esta publicação.

Este sabonete e muitos outros esta disponível em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:

Todos os demais produtos usados nesta receita esta disponível para venda em nossa loja virtual, para adquiri-lo basta seguir o link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.