domingo, 2 de dezembro de 2012

Enfim o primeiro lote de sabão / Cold Process / LOTE 01

Hoje finalmente depois de muito preparo fizemos nosso primeiro lote de sabão pelo processo a frio ( COLD PROCESS ) separamos tudo que precisaríamos usar, óleos, água desmineralizada, soda cáustica, óleo essencial, pétalas desidratadas  de jasmim, recipientes para fazer a mistura, termômetro digital, formas e equipamentos de segurança (EPIs).

Usamos uma combinação de óleos básicos

- Azeite Oliva Extra Virgem (acidez 0,1)
- Mamona
- Coco
- Água Deionizada por osmose inversa
- Soda
- Essência de Jasmim
- Pétalas do próprio jasmim desidratadas.

Antes de fazer a adição da soda caustica na água conferimos a temperatura no termômetro que indicava 30 Graus


Iniciamos a nossa LIXIVIA que é a mistura da soda cáustica com água sempre aos poucos, e com luva, mascara e óculos já que os vapores são altamente tóxicos. IMPORTANTE: NUNCA ADICIONE ÁGUA NA SODA CÁUSTICA, SEMPRE ADICIONE A SODA CÁUSTICA BA ÁGUA!


Neste processo se percebe quase que de imediato a elevação da temperatura, que ultrapassa os 80 graus, por isso o cuidado ao fazer a LIXIVIA, caso não se utilize os EPIs (Equipamentos de Segurança Individual) porque se por acidente a solução entre em contato com a pele vai gerar queimaduras e caso se inale os gases ou vapores provenientes desta reação pode haver intoxicação. Caso isso aconteça procure ajuda imediatamente.


Agora temos de esperar a temperatura desta solução baixar até os 40 graus, para poder ser adicionada aos óleos (que também devem estar com 40 graus).


Demos uma ajudinha com água e gelo assim a solução chegou a temperatura em poucos minutos.

Depois de fazer a solução caustica (LIXIVIA) partimos para a mistura dos óleos e esperamos as temperaturas se equipararem em 40 graus quando incorporamos a solução cáustica na nossa mistura de óleos, sempre aos poucos.


Com a ajuda de um mix começamos a fazer a mistura da solução cáustica (LIXIVIA) com os óleos até que se atinja o que se chama de TRAÇO (que nada mais é que o ponto em que os ingrediente não se separam mais), notamos neste ponto que a mistura vai engrossando, ficando na consistência de mingau.

Neste momento adicionamos o Óleo essencial e as pétalas desidratadas e continuamos a mistura sem a ajuda do MIX, mas sim com uma espatula.

Depois foi só colocar a mistura nas formas (só fizemos três) ou seja não vai comportar toda nossa massa (mistura).


Não adicionamos cor a principio, deixando nossa massa com a cor proveniente dos próprios óleos, mas na hora resolvemos dar um toque Laranja em alguns sabonetes. Separamos um pouco da massa e adicionamos um corante a base de MICA (misturamos com algumas gotas de óleo para ver a cor que daria)



Achei que a massa ficaria mais liquida, como vi em alguns videos mas como podem ver nas fotos ficou bem mais consistente. Com a massa nas formas apenas passei a espatula para dar um acabamento melhor.


Como disse antes sobrou praticamente metade da massa (risos, porque não fiz mais formas antes de fazer o sabão??? pensei na hora e respondi de imediato: porque queria fazer logo esta experiencia e ver no que daria!!!



Resolvemos usar as formas de PET (as mesmas que uso no processo a quente com glicerina), que como havia dito em um poste mais antigo serviria para fazer um teste de moldagem e ver como este tipo de forma se comporta. posso adiantar que é muito frágil e como a massa já estava endurecendo não foi uma tarefa muito fácil, tanto assim que algumas não ficaram completamente cheias, apresentando espaços sem sabão no meio da forma.

Agora é esperar, só vou desenformar amanhã a noite e ver no que deu, fotografo o resultado e mostro em um próximo post.

Acho que por hoje é isso.

7 comentários:

  1. Ótimas dicas. Pode me dizer se desenformou legal da forma de acetato?
    adeborahjacques@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deborah, boa noite, tive muitos problemas com formas de acetato, o cold gruda que é uma beleza, não recomendo. Prefiro as de silicone, madeira ou acrílico.

      Espero ter ajudado, e que você volte mais vezes a nosso Blog.

      Excluir
  2. Eba! Obrigada pela breve resposta!
    Finalmente achei alguém que responde ou que faz o blog ter vida!
    Obrigada mesmo!!
    Ajudou sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debora não tem o que agradecer, quem agradece sou eu em poder ajudar, e se criei este espaço tenho de dar toda atenção a quem nos visita,

      Sempre estarei a disposição para ajudar dentro de minhas limitações.

      Mais uma vez obrigado por nos visitar e espero que volte muito mais vezes.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Amauri, espero que tu ainda responda por aqui, me tira uma dúvida de iniciante, quanto de flores tu usa numa receita? Qual a proporção? E OEs? Sempre tenho dúvidas quanto a isso.

    Muito feliz em achar teu blog, tô tomando coragem e comprando insumos [nada fácil aqui em Recife] para fazer meu primeiro sabão! :) Já cruzei com seus sabões nesse mundo saboeiro antes, mto lindos, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. eu estou usando base pronta e tenho varias formas de silicone individuais, podem ser usadas no cold process? ou precisaria de uma grande, ou uma forma de silicone destas de bolo.

    ResponderExcluir

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.